Suplementar com plenitude: qual o caminho?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nos últimos anos, a suplementação passou a fazer parte do dia a dia do brasileiro. Eficaz em prevenir danos, agregar qualidade de vida, e amenizar sintomas, e até tratar condições, faz parte da conduta terapêutica de muitas especialidades médicas e não médicas.

A suplementação permite sinergismo de substâncias, vitaminas, compostos bioativos e extratos vegetais. Esses ativos, quando associados em um mesmo suplemento promovem melhora da biodisponibilidade (ou seja, as substâncias se tornam mais disponíveis para absorção pelo organismo), potencializam a ação antioxidante por exemplo, e trazem praticidade para o indivíduo. A suplementação com plenitude significa entender as necessidades de cada etapa da vida, situação fisiológica emocional e individual e fornecer aporte de micronutrientes e ativos para esses fins.

No contexto de plenitude, o conceito de longevidade é ressignificado, já que mais que somar sobrevivência à expectativa de vida, é necessário que isso seja feito de maneira a agregar qualidade de vida. Dores causadas pela fragilidade óssea, por exemplo, ou a recorrência de doenças por um sistema imune enfraquecido, impactam na rotina, são custosos e podem trazer impactos graves para a saúde.

Os radicais livres, sempre citados quando se fala de envelhecimento, são substâncias que são instáveis, e contaminam as células a sua volta com essa instabilidade. Normalmente, os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo, e são naturais ao processo de envelhecimento. No entanto, quando presentes em excesso passam a contaminar um número anormal de células e são capazes também de contagiar nosso DNA, causando danos nessa estrutura tão importante para todas as funções do nosso corpo.

Muito se fala sobre oferecer quantidades de substâncias antioxidantes para combater esses radicais livres. Substâncias antioxidantes são aquelas capazes de combater os radicais livres. A alimentação variada e balanceada, além de ser essencial para uma vida com longevidade e qualidade, traz compostos com capacidade antioxidante, mas nem sempre em quantidades e frequência suficientes. Falando sobre alimentos com capacidade antioxidante, a uva se destaca pela alta quantidade desses compostos benéficos. Nutree.U antioxidante é um produto composto pelo óleo de semente de uva com astaxantina, zeaxantina e vitamina A. A zeaxantina e astaxantina, de origem natural, são potentes substâncias, que quando associados a vitamina A, possuem capacidade antioxidante até 50 vezes maior que as vitaminas C e E, reconhecidas pelo sua ação em combater os radicais livres no organismo. O suplemento é apresentado em cápsulas oleosas, o que faz com a biodisponibilidade, ou seja, o quanto nosso corpo irá absorver as substâncias, seja maior do que se isolado. Além disso, a vitamina A tem papel importante para manter a saúde da visão e prevenir o aparecimento de doenças relacionadas à visão, tão comuns com o uso excessivo de telas de computadores, televisões e celulares.

Com o envelhecimento, é comum o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis como as doenças cardiovasculares. Nessa categoria entram a hipertensão arterial, infarto, aneurisma da aorta abdominal, arritmia e insuficiência cardíaca, entre outras. Essas doenças são graves e podem levar a morte. A prevenção envolve hábitos saudáveis de vida, atividade física e alimentação balanceada. Em relação a alimentação alguns nutrientes desempenham um papel de mais relevância. É o caso dos óleos de peixe, ricos em ômega 3 e 6, que são cardioprotetores, ou seja, protegem o coração contra as doenças cardiovasculares. Além disso, o uso de alguns medicamentos, que são necessários para evitar as chances de maiores complicações das doenças, trazem efeitos maléficos no longo prazo. Dentre esses medicamentos está a estatina, muito utilizada para reduzir os níveis de colesterol no sangue. A estatina reduz as quantidades de uma enzima muito importante para geração de energia nos músculos e para o combate de radicais livres, a coenzima Q10. Logo a suplementação com coenzima Q10 pode beneficiar tanto as pessoas que possuem fator de risco para doenças cardiovasculares, como obesos e diabéticos, assim como aquelas que já possuem algum tipo. Nutree.U Cardiovascular traz os benefícios do óleo de peixe, da coenzima Q10 e ainda é um suplemento multivitamínico e mineral pois tem em sua composição nutrientes como a vitamina D, A, C, do complexo B, além de minerais como zinco, ferro, manganês e selênio. Esses micronutrientes são essenciais, não só para a manutenção e prevenção da saúde cardiovascular, mas para o cuidado integrativo, ou seja, como um todo, da saúde.

A imunidade é essencial a vida. A frase pode parecer clichê, mas basta uma análise superficial do quanto qualquer tipo de infecção bacteriana, viral ou fúngica afeta nossa qualidade de vida. O fortalecimento do sistema imune é complexo, e a fim de ser otimizado, deve envolver não só hábitos de vida saudáveis, prática de atividade física constante, exposição à luz solar, e alimentação variada e equilibrada. A ciência estabeleceu há alguns anos, que algumas vitaminas e minerais tem uma papel chave no funcionamento otimizado, ou seja, da melhor maneira possível, do sistema imune. Nutree.U Própolis traz a sinergia dos compostos bioativos, vitaminas e minerais para fortalecimento do sistema imune. Presente em sua composição, a vitamina D, por exemplo, protege contra infecções do trato respiratório, reduz a vulnerabilidade a patógenos; a vitamina C reduz a duração e severidade de gripes; as vitaminas do complexo B são essenciais para diversos processos no sistema imune, como por exemplo, o amadurecimento das células que serão responsáveis por combater os agentes invasores. O mineral selênio reduz a vulnerabilidade do sistema imune, tem função antioxidante e regula processos inflamatórios. Os chamados compostos fenólicos, como o própolis verde, possui potente ação anti-inflamatória e antioxidante, agregando ao Nutree.U Própolis ações essenciais para o fortalecimento do sistema imune.

Assim como as doenças cardiovasculares, as doenças relacionadas à saúde dos ossos é comum com o passar do tempo, conforme envelhecemos. Isso acontece por processos inerentes, ou seja, inevitáveis ao envelhecimento, mas também por causa de alguns fatores como a redução de alimentos fonte de cálcio – leites e derivados, por exemplo, pela baixa exposição solar – essencial para a manutenção de níveis de vitamina D suficientes, pela baixa mobilidade – nos tornamos mais sedentários com o passar da idade, e alguns outros fatores. O cálcio possui papéis muito bem estabelecidos para a saúde óssea, mas sabe-se que a absorção e metabolização do cálcio, ou seja, como o cálcio é aproveitado no nosso organismo é dependente de outros fatores. As vitaminas D e K, e o magnésio não são coadjuvantes na manutenção da saúde óssea, são fatores igualmente importantes para que doenças como osteoporose, osteopenia sejam evitadas. Vale ainda ressaltar que, as quedas e consequentes fraturas ósseas, que ocorrem comumente em indivíduos mais idosos, é um fator que leva a internações hospitalares, e pode trazer graves consequências à saúde derivadas das complicações das internações. Nutree.U Ossos e Dentes traz em sua composição cálcio, magnésio, e as vitaminas D e K, e é indicado para a prevenção e manutenção da saúde óssea e dos dentes.

Os produtos apresentados aqui trazem como objetivo a suplementação para manutenção da saúde de maneira integrativa e plena, para que a longevidade seja alcançada com qualidade, de maneira acessível, otimizada e com sinergia, através dos micronutrientes, minerais, vitaminas e compostos bioativos presentes nos produtos.