Qual a importância das fibras na manutenção da saúde?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os efeitos das fibras no bom funcionamento intestinal são amplamente conhecidos, mas outros efeitos benéficos se destacam, como: controle de glicemia, prolongamento do efeito de saciedade e aumento da excreção de ácidos biliares. Desse modo, as vantagens do consumo de fibras extrapolam o trato gastrointestinal; diversos estudos já publicados relacionam a ingestão adequada de fibras a menor incidência de doenças cardiovasculares, por exemplo. Isto também ocorre porque uma alimentação mais rica em fibras, geralmente é causada por uma maior ingestão de frutas, verduras e legumes.

Nos últimos anos, dietas como a paleolítica, cetogênica e low carb vêm ganhando espaço no dia a dia do brasileiro. Estas dietas tem um denominador em comum: baixo ou nenhum aporte de carboidratos. Logo, a ingestão de fibras fica extremamente comprometida, e a deficiência desse importante macronutriente a curto prazo traz sintomas como dispepsia ou empachamento gástrico, dificuldade de eliminação e ressecamento das fezes. Além disso, a dificuldade ou a baixa frequência de evacuações leva à piora da qualidade de vida e tem impacto significativo no nosso humor – não é à toa que o termo ‘’enfezado’’ tem como origem a dificuldade de evacuar, e é utilizado quando alguém está mal-humorado.A longo prazo, o consumo insuficiente de fibras aumenta a probabilidade de desenvolvimento de diverticulite e câncer de cólon. Aos praticantes das dietas restritas em carboidratos mencionadas acima, a suplementação com fibras é uma abordagem necessária.



Fibersol® é uma fibra dietética solúvel, composta por dextrina resistente. É produzida por um método patenteado de hidrólise enzimática controlada do amido de milho, que resulta em uma fibra solúvel. O processo exclusivo de obtenção do Fibersol® confere ao produto ação prebiótica, ou seja, serve de alimento para as bactérias benéficas que habitam o trato gastrointestinal produzirem compostos, como ácidos graxos de cadeia curta, que possuem ação anti-inflamatória e capacidade de inibir o crescimento de bactérias maléficas. Outra vantagem de Fibersol® é que a fibra promove melhora do trânsito intestinal, sem o efeito colateral de inchaço ou gases, característico de outras fibras como a inulina – já que a fibra não é digerida no estômago nem no intestino delgado, e sim no cólon, de maneira lenta e gradual. Além disso, Fibersol® promove controle do apetite através do estímulo da secreção de hormônios responsáveis pela saciedade como PYY (peptídeo YY) e GLP-1 (peptídeo semelhante a glucagon 1) – efeito esse que é essencial para indivíduos que estão buscando as dietas paleolítica, cetogênica ou low carb para controle de peso.

A dose recomendada de Fibersol® é de 5 gramas por dia, próximo as refeições principais. O produto pode ser acrescentado em sucos, vitaminas, e no preparo de bolos ou pães e pode ser encontrado nas melhores farmácias de manipulação.