1. Home  >
  3. Lactium&trade

Lactium&trade

12/03/2012

• Substância derivada do leite age de forma natural no sistema nervoso central, atuando em receptores cerebrais que desempenham um papel no controle da ansiedade, cognição e emoções

• Ativo 100% natural, é lactose free e pode ser incorporado em chocolate, iogurte, sopas, sachê, shake e goma, entre outras apresentações

• Lactium™ não causa dependência e é totalmente seguro para ingestão por grávidas, idosos e crianças hiperativas com mais de três anos

“Ficar tranquilo e dormir como um bebê”. Esse é o desejo de uma grande parte das pessoas, de diferentes idades, que se declaram atormentadas pelo estresse, seja aquele ocasionado pelas pressões do dia a dia, por estarem vivenciando algum trauma ou por características da própria personalidade.

Para ajudar a melhorar a qualidade do sono, que tem efeitos negativos sobre o indivíduo - como cansaço excessivo, falta de motivação e de concentração, aparecimento de problemas digestivos e perda de apetite - foi criado o Lactium™, desenvolvido a partir de pesquisas iniciadas no Laboratório de Biociências de Alimentos da Nancy University (França), que se aprofundaram no entendimento do mecanismo de ação ansiolítica do leite, porque observaram a calma dos bebês após ingerirem leite materno.

“Após extensas pesquisas, chegou-se ao desenvolvimento do Lactium™, um ativo 100% natural, composto por biopeptídeos extraídos da caseína do leite, que possui propriedades relaxantes, sem causar sedação, relaxamento muscular ou perda da memória”, explica Camila Estopa, Farmacêutica especializada em Nutrição Ortomolecular da Pharma Nostra, importadora e distribuidora de matérias-primas farmacêuticas, dermocosméticas e nutracêuticas.

Segundo Camila, por ser uma substância natural, não há contraindicações para ingestão do ativo. “Lactium™ é obtido por processos que garantem a sua segurança e eficácia sem causar nenhum tipo de efeito colateral. Devido às suas características, é totalmente seguro e pode ser indicado para grávidas, lactantes, idosos e crianças com hiperatividade sob supervisão do médico ou nutricionista. Além disso, mesmo sendo uma substância extraída da caseína do leite, é considerada lactose free”, revela.

Adjuvante no tratamento da hiperatividade infantil

O biopeptideo presente no Lactium™ demonstrou ter uma afinidade com os receptores do sistema nervoso central, e vem apresentando resultados bastante positivos como adjuvante na redução dos sintomas da hiperatividade em crianças, sem causar efeitos colaterais, sendo uma alternativa natural aos medicamentos controlados que podem causar efeitos colaterais e dependência.

“Devido ao mecanismo de ação natural, o ativo é totalmente seguro para crianças hiperativas com mais de três anos. No entanto, não existem evidências clínicas do uso concomitante de Lactium™ com outros ansiolíticos e, portanto, a associação só deverá ser realizada mediante análise médica e/ou nutricional”, esclarece Camila.

Recomendações de uso

O Lactium ™ é uma substância em sua forma isolada que necessita de formulação magistral personalizada para ser utilizada. É encontrada em farmácias de manipulação e deve ser prescrita por um médico ou nutricionista. Pode ser incorporada em chocolate, em bases alimentícias (suco, leite, chá, iogurte, chocolate, sopas etc), ou dispensada na forma de sachê, shake e goma.

“Recomenda-se a ingestão de 150mg por dia, preferencialmente à noite para melhorar a qualidade do sono ou no horário onde o indivíduo apresenta os sintomas do estresse com mais intensidade. Se a substância for manipulada em chocolate, por exemplo, basta uma barrinha por dia”, esclarece Camila.

Características de atuação x indicação

Assim como o chocolate e outros alimentos que exercem uma sensação de prazer sobre o organismo, o Lactium™ contido na formulação age como antiestresse natural, sem efeitos colaterais observados. Ele proporciona alívio dos sintomas relacionados ao estresse, melhora a qualidade do sono, mantém a pressão arterial em níveis adequados e não interfere no ganho ou perda de peso.

Por suas qualidades apresentadas em vários estudos, Lactium™ é recomendado para alívio de sintomas físicos e emocionais relacionados ao estresse, tais como:

• Perturbações do sono;
• Irritabilidade, dificuldade de comunicação;
• Falta de motivação, dificuldade de concentração;
• Transtornos digestivos,
• Distúrbios alimentares, perda de apetite;
• Distúrbios cardiovasculares: palpitações, aumento da pressão arterial.

O tempo para verificação dos resultados deste ativo no organismo vai depender do grau de estresse que o indivíduo apresenta. No entanto, estudos realizados afirmam que os efeitos positivos do Lactium™ levam, em média, uma semana para serem notados.

Sobre a Pharma Nostra
Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a Pharma Nostra atua como importadora e distribuidora de matérias-primas farmacêuticas, dermocosméticas e nutracêuticas no Brasil. Hoje, é uma das mais importantes fornecedoras de substâncias do mercado magistral (farmácias de manipulação) e da indústria farmacêutica. Possui três unidades em território nacional: a matriz no Rio de Janeiro (RJ), a unidade de fracionamento industrial das matérias-primas importadas em Anápolis (GO) e o escritório comercial em Campinas (SP). Seu portfólio conta cerca de 800 substâncias, sendo mais de 50 delas ativos exclusivos. A empresa integra o Grupo Arseus, mutinacional Holandesa que reúne companhias fornecedoras de produtos, serviços e conceitos para o mercado de preparações magistrais e para profissionais de saúde na Europa, Estados Unidos e Brasil.