A correria do dia-a-dia pode provocar aquela queda brusca de energia e atrapalhar o desempenho nos treinos ou ainda, no pior cenário, provocar a falta em uma sessão de treino, não é mesmo?

Para evitar a indisposição é necessário cuidar bem da saúde, isso inclui uma alimentação equilibrada, descanso adequado e até mesmo a regularidade da prática de exercícios físicos garantem mais disposição para o cotidiano.

Mas sabemos que nem sempre é possível estar com a energia em níveis altos como gostaríamos devido a vários fatores. Nestes casos, é possível contar com a ajuda dos suplementos alimentares.

Os pré-treinos, como são conhecidos, em geral, têm a função de aumentar a energia, retardar a fadiga e contribuir para a melhora de desempenho.

No entanto, a variedade de composição dos suplementos pré-treino é enorme, assim como suas indicações de uso. Há suplementos à base de carboidratos, aminoácidos, fitoterápicos, termogênicos, vitaminas e minerais, sendo que cada um deles exerce uma determinada função no desempenho esportivo. O tipo de suplemento pré-treino utilizado varia de acordo com o objetivo, tipo e horário de treino, horários de refeição entre outros fatores que devem ser levados em conta para garantir uma estratégia pré-treino eficaz.

Dentre as substâncias disponíveis no mercado, a cafeína ganha destaque como a mais estudada e a mais utilizada devido às suas funções fisiológicas que podem oferecer benefício em toda e qualquer modalidade esportiva, como corrida, musculação, crossfit, futebol, vôlei, e etc.

A cafeína é uma estrutura química com efeito estimulante que está presente em diversos tipos de alimentos, como o café, chá verde, erva-mate e guaraná. Por agir no sistema nervoso central, a cafeína reduz a percepção de esforço, o que propicia mais energia para o treino e redução da fadiga; estimula a contração muscular, aumentando a eficiência motora; aumenta a capacidade cardiovascular; aumenta o foco e a concentração; e atua como termogênico, acelerando a queima de gordura. Todos esses benefícios representam uma melhora de desempenho significativo nos treinos!

Porém, os suplementos à base de cafeína convencional têm alguns efeitos colaterais. Isso ocorre porque a absorção é muito rápida provocando picos de concentração de cafeína no sangue o que pode ser prejudicial, pois pode causar taquicardia, dor de cabeça, agitação, irritabilidade, tremores, efeito rebote causando queda de rendimento e insônia.

No entanto, a tecnologia e a inovação já conseguiram contornar este problema! TermUp é uma cafeína com revestimento especial que permite sua lenta absorção e consequentemente lenta liberação no organismo sem provocar picos no sangue e, portanto, sem ocasionar efeitos colaterais como a cafeína convencional. TermUp é um pré-treino que pode ser utilizado antes de qualquer tipo de atividade física, que melhora a disposição, o estado de alerta e o desempenho esportivo, reduz a fadiga e, principalmente, é capaz de prolongar estes benefícios no organismo.

Pessoas com sensibilidade à cafeína e hipertensão arterial devem ter precaução na utilização de suplementos à base de cafeína.

Quer receber novidades?