5 benefícios de um sono de qualidade

Dormir bem é muito mais do que descansar e renovar as energias para o dia seguinte. A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do indivíduo, e, por isso, a privação de uma boa noite de sono pode causar problemas, como irritabilidade, cansaço e sonolência.

Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes, como: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras.

Estudos comprovam que é durante o sono que o corpo realiza diversas funções importantes para manter a saúde em dia.O sono REM (do inglês, Rapid Eye Movement) - estágio em que ocorrem os sonhos - é caracterizado pelo maior relaxamento dos músculos e é importante para a mente, pois ajuda na fixação da memória e consolidação dos conhecimentos adquiridos no dia anterior. Já o sono não REM é responsável pelo descanso físico.

Porém, a falta de tempo de descanso provocada pelo corrido cotidiano urbano, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho dessas funções.

Dormir mal, em longo prazo, pode trazer complicações sérias, como pressão alta, ansiedade, falhas de memória e dificuldade para emagrecer.

Veja 5 benefícios de ter uma boa qualidade do sono:

  • Prevenção da Obesidade: Durante o sono, nosso organismo produz em maior quantidade a leptina, hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade. Portanto, pessoas que tem dificuldades para dormir produzem uma menor quantidade desta substância. A maior consequência disso é a ingestão exagerada de calorias durante o dia.

  • Combate à hipertensão: Estudos mostram que um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. A dificuldade em descansar à noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando os níveis de adrenalina e cortisol. Em longo prazo essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão e problemas cardiovasculares.
  • Aumenta a memória: Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor às informações do dia-a-dia do que as que passam longos períodos sem dormir ou acordam diversas vezes durante a noite. Isso acontece porque durante o descanso, ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória, aprendizado e foco.
  • Previne depressão: Uma noite bem dormida faz com que você acorde com mais energia, disposição e otimismo. Já a insônia pode aumentar a irritabilidade, além de desenvolver quadros de estresse e ansiedade, que com o tempo pode desencadear a depressão. Alguns estudos sugerem que pessoas que dormem o período considerado normal (entre 6 e 9 horas) tem uma propensão menor de desenvolver depressão, além de apresentarem melhor qualidade de vida.
  • Melhora o desempenho no trabalho e no dia-a-dia: Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada e tem queda em sua produtividade. Além disso, a falta de sono pode aumentar os comportamentos de risco, como tabagismo e abuso de álcool e drogas, além de desencorajar hábitos saudáveis, como atividade física e a alimentação equilibrada.

Alguns hábitos, como manter horário para ir pra cama, não fazer exercícios de alta intensidade à noite, optar por alimentos mais leves no jantar e evitar o uso de eletrônicos antes de deitar, podem auxiliar na melhora da qualidade do sono.

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Quer saber mais sobre o assunto?

Ouça a edição do Nerdcast sobre sono aqui.

O Jornal Hoje, da Rede Globo, fez uma reportagem sobre o sono do brasileiro. Assista aqui.

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