29 de dezembro de 2020

Alimentos fermentados e os seus benefícios para a saúde

A fermentação é um processo realizado por fungos e bactérias, a partir de diferentes fontes de carboidratos, desde moléculas mais simples como a sacarose (açúcar de mesa) até moléculas mais complexas, como as fibras. Esse processo tem como objetivo principal gerar energia para manter os microrganismos vivos. No entanto, a fermentação traz inúmeros benefícios na produção de alimentos!

Pães, cervejas, vinhos, iogurte, queijos e vinagre são os alimentos fermentados mais comuns. Mas existem outros alimentos que são de consumo mais regionalizado como o missô: pasta de soja típica da culinária asiática; e o kimchi: iguaria coreana, feita com acelga e condimentos.

Alguns desses alimentos fermentados são uma boa opção para ingerirmos bactérias probióticas e seus derivados, que são benéficos para a saúde do corpo, confira abaixo:

  • Melhora da digestão
  • Equilíbrio da microbiota intestinal
  • Regularização do funcionamento do intestino
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Ação anti-inflamatória

Quando pensamos na ingestão de probióticos por meio da alimentação, logo nos vem à mente: leite fermentado e iogurte, que são formas práticas e acessíveis. Para os que gostam do conceito “faça você mesmo”, o kefir se apresenta como excelente alternativa, pois possui uma grande variedade e quantidade de lactobacilos e bifidobactérias que, por sua vez, proporcionam os benefícios de uma forma muito mais eficaz do que a obtida com as bebidas industrializados.

Esses alimentos possuem algo em comum: são produtos lácteos. E o que fazer se a pessoa for intolerante à lactose, alérgica a proteína do leite ou ainda vegana?

A solução é a kombucha!

Um chá fermentado a partir da planta Camellia sinensis (chá verde ou chá preto) ou ainda chá de hibiscus adoçado com açúcar. Este açúcar será a fonte de fermentação das bactérias e leveduras da cultura utilizada para produzir a kombucha (chamada de scoby), portanto, o produto final não contém açúcar.

A kombucha se destaca por oferecer benefícios adicionais devido a sua origem vegetal. A presença de compostos bioativos, como polifenóis, atribui uma atividade antioxidante bastante importante à bebida, assim como ação desintoxicante, auxilia na eliminação de patógenos, controle da glicemia e colesterol, e contribui para o emagrecimento e longevidade.

Como você pode notar, a kombucha tem diversos pontos fortes, como proporcionar inúmeros benefícios para a saúde e o principal: é uma forma de ingerir simbióticos de origem não-láctea. Por outro lado, seu ponto fraco é que o processo de produção caseiro é bastante trabalhoso e demorado e ainda, dependente de alguém que possa te fornecer o scoby para que você possa iniciar o seu cultivo.

Pensando em quem gosta de praticidade no dia-a-dia, a Infinity Pharma® lançou este ano o Vita Kombucha! Uma kombucha em pó solúvel que preserva todas as características da kombucha convencional tanto em relação aos benefícios quanto às características sensoriais de acidez, gaseificação e levemente adocicada. São 2 sabores incríveis para experimentar: chá preto sabor pêssego e hibiscus sabor erva-doce! Basta diluir o conteúdo de um stick (5g) em 100ml de água gelada com ou sem gás.

Vita Kombucha é uma bebida funcional, vegana, livre de alérgenos (glúten e lactose) e clean label.

Artigos relacionados